Une maison française

Partilhar

Fabrica das Palavras \ Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira

Sábado, 2 de Maio às 21h30.

Une Maison Française

Thierry Riou : (français) : voz e guitarra
Gustavo Roriz : (brésilien) viola caipira
Gabriel Godoi : (brésilien) : violão 7 cordas

Georges Brassens é uma figura lendária na cultura francesa.

Na mesma linha como Jacques Brel e Charles Aznavour, permanece uma das figuras essenciais da cultura musical e poética de todo mundo. Seja pelas suas mensagens, histórias, a força de seus textos é o que emerge como a abordagem à vida.
Georges Brassens já nos deixou há 30 anos, mas sua música continua a influenciar gerações sempre com o mesmo prazer de uma forma atemporal.

Um francês convidou dois músicos luso-brasileiros e um italiano para dar cores a um Fado Francês, ao mesmo tempo dar ao Georges Brassens um ar de bossa ou Manouche! Uma cozinha musical viva.

A música é usada principalmente para ser compartilhar, assim nasceu Une Maison Française, uma formação eclética para o prazer da música.

Recatando Brassens

Recatando vem de recatar, onde o significado mais usado é: Não se expor às vistas; resguardar-se; evitar os males.

Mas não é isso o que fazemos nem o que queremos.
O nosso «Recatando” é uma brincadeira com a palavra Catar. Re+catar, um neologismo provocador, pois catar é que quer dizer pesquisar, buscar, examinar atentamente, que é o que fazemos. Como isso, na verdade, muita gente já fez, usamos o Re antes da palavra para dar a intenção de «vamos lá analisar, observar o Brassens novamente, mas a nossa maneira.»

Recatar Brassens é uma coisa provocadora e proposital, pois à primeira vista estaríamos tentando transformar um anárquico em um menininho recatado e claro que não é isso. Queremos é alterar uma palavra, assim criamos uma espécie de significado novo. Bem Brassens!

Para além disso, voltamos ao princípio onde Recatar também quer dizer o mesmo que tudo isso que falei, mas pouca gente sabe. Ninguém usa esse significado.
Temos que escolher se utilizamos toda essa explicação ou ficamos com o outro significado de recatar.
Os Beatles eram a primeira vista visto como os besouros, pois é esse o significado da palavra. Mas, John Lennon fez a fusão de Beat+Less que seria o mesmo que “Sem Tempo”, um nome nada favorável para uma banda. Disseram mal deles mesmo sem ninguém dar por isso.

“(…) uma viagem de cor acústica, onde o actor principal é Georges Brassens, de uma forma peculiar revisitamos suas canções. Uma noite especial com a música francesa, oferecem a todos vocês Une Maison Française.”

Animação da Leitura - SPALL

Siga-nos . . .