Bibliotecas Municipais

Partilhar

Bibliotecas Municipais

Breve Caracterização das Bibliotecas

Através destes equipamentos culturais de acesso fácil e gratuito por parte de todos os utilizadores, pretendemos criar um pólo dinamizador de informação, lazer e educação, onde não faltarão, para além de um acervo rico de documentos (do livro ao CD-ROM), as exposições, ciclos de cinema e conferências, para além de muita animação para os mais pequenos. As nossas Bibliotecas Municipais são constituídas pelas seguintes áreas funcionais:

- Átrio/recepção

- Sala de Exposições

- Bar/Esplanada (só em Vila Franca de Xira)

- Zona de Audiovisuais

- Depósito de Difusão (só em Vila Franca de Xira)

- Serviços Técnicos-Administrativos

- Zona de Periódicos

- Sala de Leitura de Adultos

- Sala de Leitura Infanto-Juvenil

- Sala do Conto (excepto Vialonga e Forte da casa)

- Auditório/Sala Polivalente (excepto Forte da Casa)

- Sala de Leitura de Reservados (só em Vila Franca de Xira)

- Bebeteca (só em Vila Franca de Xira)

Átrio/recepção

Neste sector poderão ser obtidas todas as informações respeitantes ao funcionamento interno e ao plano de animação da Biblioteca, bem como ao conjunto de actividades sócio-culturais da Câmara.

Aqui se processam o levantamento e devolução das obras destinadas a empréstimos domiciliário, findo o prazo estabelecido para o efeito.

Sala de Exposições, Auditório, Sala de Audiovisuais e Bar/Esplanada

Ler poesia ou as últimas notícias enquanto se bebe um café, ouvir uma grande sinfonia ou o melhor grupo de rock, ver um clássico do cinema ou um documentário sobre o cosmos; ler, ver e ouvir uma exposição/conferência sobre um determinado autor literário ou um tema da actualidade, eis um leque variado de opções ao dispor dos utilizadores destes espaços.

Para além da utilização individual do equipamento, é permitido, mediante os termos do regulamento interno da Biblioteca, o seu uso colectivo para os seguintes efeitos:

- Visionamento colectivo de DVD's e videocassetes para fins pedagógicos e lúdicos;

- Audição colectiva para os mesmos efeitos;

- Realização de colóquios, encontros, ciclos de conferências e iniciativas culturais do mais diverso teor.

Sala de Leitura de Adultos

Estas salas albergam uma variada colecção de livros, revistas, jornais e CD-ROM's. Os livros (monografias) disponíveis abordam temas tão diversos como:

- Romances, contos, novelas e poesia de toda a literatura universal;

- Enciclopédias e dicionários gerais ou temáticos;

- Filosofia, Religião, História, Geografia, Psicologia e Sociologia;

- Matemática, Física, Engenharia, Informática, Gestão, Arte, Zoologia, Biologia, etc.;

- Um importante fundo local, com obras relativas ao concelho e focando todos os aspectos de interesse para a população, desde os que concernem à sociedade e economia da região, passando pelo meio ambiente, até aos dados históricos e etnográficos.

Por seu lado, as revistas e jornais (publicações periódicas) incidem sobre as Artes, Desportos, a Moda, Informática, notícias do dia-a-dia, Ciências Sociais, Exactas e Naturais, numa vasta panóplia de informação.

No limiar do ano 2000 as novas tecnologias da informação ocupam um lugar central nas Bibliotecas. Em regime de self-service, as salas de adultos, reservam o acesso gratuito a equipamentos e serviços essenciais nos dias de hoje, desde os PC's multimédia aos "passeios" na auto-estrada da informação (INTERNET).

Finalmente, os leitores podem utilizar o Fundo Local e o Serviço de Informação à Comunidade, através dos quais procuramos reunir toda a documentação que eventualmente contenha informação actualizada sobre o nosso concelho e os mais diversos temas de interesse geral e quotidiano.

Deste modo, sob a forma de livros, folhetos, fotocópias, desdobráveis ou pequenas brochuras, os temas abordados vão desde a SIDA e o Racismo, até à União Europeia, passando pela legislação publicada no Diário da República, Etnografia, História e Gastronomia locais, etc..

Sala de Leitura de Reservados

A Sala de Reservados destina-se a albergar as obras cuja raridade e/ou valor bibliográfico os impede de serem colocados nas estantes de livre acesso ou serem requisitados para leitura domiciliária.

No entanto, está aberta à consulta local, com a única reserva de que, por cada livro consultado, ser necessário o prévio preenchimento de um impresso concebido para o efeito.

Sala de Leitura Infanto-Juvenil, Cantinho dos Brinquedos, Sala do Conto e Bebeteca

Este conjunto de salas destinado aos utilizadores mais novos, reflecte a prática de percorrer ludicamente os caminhos que nos poderão levar à leitura, através dos brinquedos e jogos didácticos, do desenho e da audição e dramatização de textos na Sala do Conto.

São espaços de múltiplos usos, onde também aqui não faltam os computadores multimédia e a possibilidade de viajar no ciberespaço através da INTERNET.

Siga-nos . . .