PRÉMIO LITERÁRIO ALVES REDOL

O júri avaliou um total de 227 trabalhos, tendo apreciado e decidido por unanimidade, os seguintes prémios:

ROMANCE

1º Prémio

Título - Um homem parado na esquina do Mundo
Autor - Afonso Quintais (Pseudónimo de Fernando Esteves Pinto) Valor - 7 500,00 €

Apreciação do júri:

"Um homem parado na esquina do mundo" é uma obra muito original que se situa fora dos padrões dominantes da narrativa literária. Recorrendo a uma espécie de personagem fantasmática chamada Senhor Bivou, e através de uma ironia demolidora de dogmas e lugares comuns, a inteligência do autor insinua-se na escrita de um modo singularmente estranho, mas também muito cativante apesar da complexidade entretanto gerada. Detalhes da vida de todos nós são equacionados em paralelo com alguns dos grandes temas da cultura ocidental. A filosofia, ou melhor, a indagação filosófica atravessa o romance, desenhando um tecido complexo de exigências de leitura, mas sem nunca sufocar as possibilidades criativas da própria linguagem. Escrito num registo exemplar de elegância culta, este romance eleva a escrita literária a um patamar qualitativo invulgar.

Menção Honrosa

Título - Homens que falam com estrelas
Autor - João Font'Santa (Pseudónimo de João Torcato Coelho Cardoso Justa)

Prémio atribuído por unanimidade

CONTO

1º Prémio

Título - Contos da Serra e da Planície
Autor - O Contador de Histórias (Pseudónimo de António José da Costa Neves) Valor - 2 500 €

Apreciação do júri:

"Excelente conjunto de contos, com uma abordagem realista, recorrendo a uma linguagem, muitas vezes irónica, que se ajusta ao ritmo narrativo e aos diálogos vivos de cada pequena história. Centrados em episódios do quotidiano, muitos deles passados no Alentejo, estes contos vivem de um fino e vivíssimo recorte das personagens e neles são retratadas pequenos conflitos, fragilidades humanas e ínfimas perversidades.

A vivacidade da narrativa, a caracterização das personagens e o retrato de um certo Portugal cativam o leitor em todos os 19 contos que constam da antologia."

Menção Honrosa

Título - Meteorito
Autor- Ann Ellzabeth Hodges (Pseudónimo de Raquel Laranjeira Faria Pais)

SABER MAIS