ANTÓNIO ANTUNES: ENTRELINHAS | EXPOSIÇÃO

20 de junho a 15 de novembro 2020

A Fábrica das Palavras volta a abrir as suas portas a um artista plástico vila-franquense. É para nós motivo de particular satisfação o acolhimento da Exposição “Entrelinhas”, com trabalhos do cartoonista António Antunes que, para além de ser natural de Vila Franca de Xira, tem com este Município uma relação de forte proximidade e de criação artística regular.
É sobejamente conhecido o talento de António Antunes na área do cartoon. Saudamos por isso a iniciativa da Casa de Camilo – Museu Centro de Estudos pela organização desta exposição itinerante, que nos dá a conhecer vários desenhos de escritores portugueses e estrangeiros, assim como de alguns artistas plásticos tais como Salvador Dali, Picasso e Júlio Pomar, todos eles saídos do “lápis” de António.
Com a presença nesta Exposição de algumas esculturas representativas de escritores de renome, não posso deixar de o convidar a ver também com mais detalhe a escultura de homenagem ao escritor vila-franquense Álvaro Guerra, da autoria do António, que desde 2016 está integrada na magnífica paisagem da frente ribeirinha de Vila Franca de Xira, circundante à Fábrica das Palavras.
Os contributos de António Antunes para a valorização da Cultura no nosso Concelho e também no País expressam-se de variadas formas, sempre através de um extraordinário talento e visão crítica, bem patentes em todos os seus desenhos. Tivemos a oportunidade, na celebração dos 45 anos do 25 de Abril em 2019, de lhe atribuir a Medalha de Valor Cultural Dourada deste Município e continuaremos a trabalhar em conjunto, na realização da Cartoon Xira, que em 2020 já celebra a sua 21.ª edição.
Através da Exposição “Entrelinhas”, prosseguimos com uma programação cultural coerente, bem estruturada e aberta às mais diversas formas de expressão artística. Estou certo que esta será mais uma excelente oportunidade para descobrir ou redescobrir os desenhos de António Antunes.

Alberto Mesquita
Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira