História do Fado

Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira

HISTÓRIA DO FADO

A exposição conta com 20 painéis explicativos dedicados à História do Fado, da origem deste género musical, à sua presença em teatros e casas de fados, à importância da rádio para a sua difusão e ao papel da censura das letras no período salazarista. É também evidenciado o papel de célebres poetas portugueses como letristas de fados, a sua presença no cinema, a internacionalização do género por artistas como Amália Rodrigues e Carlos do Carmo. Ainda há lugar para as novas tendências do Fado que conjugam o fado tradicional com novos arranjos musicais e vozes particulares como Mariza, Dulce Pontes ou António Zambujo. A mostra resulta de uma parceria entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, o Museu do Fado e a EGEAC, e tem origem na classificação pela UNESCO do Fado como Património Imaterial da Humanidade, em 2011.

Para o público em geral | Piso 3

A partir de 20 de dezembro