EDIFÍCIO

FÁBRICA DAS PALAVRAS

ARQUITETURA

A nova biblioteca municipal e equipamento cultural denominado de Fábrica das Palavras, da autoria do Arquiteto Miguel Arruda, é uma singular e belíssima peça de arquitetura, situada à beira-rio, que permite ao visitante uma ligação contínua com o meio exterior envolvente: de um lado a cidade, do outro o rio e a lezíria.

O edifício está implantado no local onde outrora esteve erigida a antiga fábrica de Descasque de Arroz, sendo que no seu todo, contabiliza uma área útil de cerca de 3.200 m².

A estrutura foi construída em betão armado, e completada pela caixa de escadas que funcionam como núcleo central. Foi ainda contemplada uma comunicação entre diversos pisos através de uma área vertical que recebe luz do exterior, destacando-se a vivência espacial do piso térreo.

Com a implantação deste equipamento, a polivalência do conceito de arquitetura, através da relação com o aglomerado urbano e com o rio, contribuem para uma leitura sócio-urbana contemporânea de Vila Franca de Xira.

Programaticamente foi implantada uma ótica de multidisciplinaridade das diversas áreas funcionais, tendo-se desenvolvido o edifício em sete pisos.

 

Logo Iconic Awards

OS PISOS

Piso O - Cafetaria e Sala Polivalente

Ler poesia ou as últimas notícias enquanto se toma um café, tendo o tejo e a Lezíria no horizonte mais próximo, serão privilégios dos utilizadores da Biblioteca.

A Sala Polivalente encontra-se apetrechada para a realização de espetáculos musicais, conferências, teatro e cinema.

Piso 1 - Receção, Periódicos e Galeria

Neste setor poderão ser obtidas todas as informações respeitantes ao funcionamento interno e ao plano de animação e formação da Biblioteca, bem como ao conjunto de atividades socioculturais da Câmara Municipal.

Aqui se processam o levantamento e devolução das obras destinadas a empréstimo domiciliário, findo o prazo estabelecido para o efeito. O uso deste último equipamento está condicionado a uma requisição que pode ser efetuada no atendimento deste mesmo piso.

As revistas e jornais disponíveis, incidem numa vasta panóplia de informação generalista e especializada, desde as notícias diárias de âmbito local e nacional, até às Artes, Desporto, Literatura, História, Informática, Moda, Ciências Sociais e Tauromaquia, entre outras.

Piso 2 - Consulta e empréstimo infantis e juvenis

Este piso dedicado aos meus jovens, contém, para além dos espaços de leitura, zonas de Bebéteca, Expressão Plástica, Ateliês e Hora do Conto, refletindo a prática de percorrer ludicamente os caminhos que nos poderão levar à leitura, através dos brinquedos e jogos didáticos, do desenho e da audição e dramatização de textos na Sala do Conto.

São espaços de múltiplos usos, onde também não faltam os computadores multimédia, consolas Wii e a possibilidade de viajar no ciberespaço através da internet.

A reprodução de documentos, sujeita a pagamento, é assegurada através de um equipamento multifunções, para fotocópias, impressões e digitalizações.

Piso 3 - Consulta e empréstimo audiovisuais

Especialmente dedicado aos chamados suportes audiovisuais (CD, DVD e Blu-Ray), aqui também estão disponíveis a maioria dos livres acessos a postos de consulta informática.

Piso 4 - Consulta e empréstimo gerais

O PISO 4 alberga uma vasta e variada coleção de livros, abordando temas tão diversos como:

  • Romances, contos, novelas e poesia de toda a literatura universal;
  • Enciclopédias e dicionários gerais ou temáticos;
  • Filosofia, Religião, História, Geografia, Psicologia e Sociologia;
  • Matemática, Física, Engenharia, Informática, Gestão, Arte, Zoologia, Biologia, etc.;

Adicionalmente existe um Fundo Local, com obras relativas ao concelho e focando todos os aspetos de interesse para a população, desde os que concernem à sociedade e economia da região, passando pelo meio ambiente, até aos dados históricos e etnográficos.

A reprodução de documentos é assegurada por um equipamento multifunções idêntico ao referenciado no PISO 2.

Pisos 5 e 6 - Direção, Serviços Técnicos e Depósito Documental

Essencialmente dedicados aos servicos técnicos e administrativos da Biblioteca, onde se processam não só todas as tarefas inerentes ao ciclo de tratamento documental, como também o planeamento e organização das atividades de animação cultural e da promoção/dinamização da leitura e da literacia.

No PISO 5 situam-se os Serviços Técnicos, Administrativos e o Centro de Documentação do Museu Municipal.

Por último, no PISO 6 situa-se Depósito de Difusão Documental e o Setor de Reservados, sendo este destinado aos documentos cujo valor bibliográfico ou estado de conservação impede o acesso direto por parte dos potenciais utilizadores, estando, desta forma, limitados a consulta local e previamente solicitada através de requisição específica para o efeito. Situa-se também uma Sala de Formação, destinada à realização de Cursos e Ações de Formação tanto para funcionários como também para os professores e restantes munícipes utilizadores da Biblioteca, segundo um plano divulgado anualmente.

FOLHETO INFORMATIVO

 

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

 

Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

 

Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

 

Fábrica das Palavras | BMVFX

MENU

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir, concorda com a nossa política de utilização.